top of page

Olimpíadas: 1ª rodada do futebol masculino tem grande polêmica e goleada

Começaram os Jogos de Paris 2024! Ainda que a cerimônia de abertura esteja marcada para acontecer apenas na sexta-feira (26), com as delegações participando de um grande evento nas proximidades do Rio Sena, algumas modalidades já iniciaram suas disputas pelas medalhas. No futebol masculino, por exemplo, a 1ª rodada já foi realizada nesta quarta-feira (24) e não deixou faltar nenhum ingrediente. Houve gols, resultados surpreendentes, medalhão se destacando... mas nada chamou mais a atenção que a gigantesca polêmica de arbitragem e organização que marcou Argentina x Marrocos.


Argentina x Marrocos abre Olimpíada de maneira surpreendente e confusa


O placar final da partida apontou para a grande vitória do Marrocos sobre a Argentina por 2 x 1. Mas, por duas horas, o mundo acreditou que o jogo, na verdade, havia terminado em 2 x 2. A confusão generalizada ocorreu no final de um 2º tempo caótico, histórico mas que, no fim, deixou uma grande marca de desorganização e falta de comunicação por parte dos envolvidos na organização, especialmente do COI. O Marrocos vencia o jogo por 2 x 1 até os 45 minutos do 2º tempo, graças a dois gols de Rahimi. Mas quando o árbitro assinalou quinze minutos de acréscimo, houve um grande estranhamento.


E foi justamente aos 60 minutos, o último dos acréscimos, que a Argentina marcou um gol. Em lance confuso, com direito a bola na trave e milagre do goleiro, Medina colocou a bola na rede. A partida, porém, foi interrompida logo depois em função de invasões no gramado do estádio Geoffroy Guichard. E, nesse instante, começou a grande falha de comunicação. Se creditou por muito tempo que o árbitro havia encerrado o jogo por falta de segurança. Porém, a verdade é que a partida foi interrompida e o comunicado veio quando todos os torcedores já haviam deixado o local.


Após uma hora e quarenta de paralisação, os atletas foram avisados que seria necessário voltar ao gramado para finalizar o jogo. E pior: após uma revisão no VAR, o gol de Medina estava anulado por impedimento. Em cena confusa e surpreendente, os jogadores, ainda que não quisessem, voltaram para o gramado e jogaram os últimos minutos, que confirmaram a vitória marroquina. No fim, sobraram protestos e críticas da Argentina. O técnico Javier Mascherano (ex-volante do Barcelona) era um dos mais exaltados.


Atuais vice-campeões sofrem, mas vencem na estreia e reforçam favoritismo


Não foi com a facilidade esperada, mas a Espanha venceu o Uzbequistão por 2 x 1 no estádio Parc de Princes e começou bem a caminhada na busca pelo ouro. Pubill e Sergio Gómez marcaram os gols dos espanhóis, enquanto que Shomurodov, no fim da primeira etapa, marcou o histórico gol da equipe asiática. Na equipe espanhola, comandada pelo técnico Santi Denia, destaque para a presença do jovem zagueiro Pau Cubarsí, do Barcelona.


Franceses estreiam com grande vitória em casa, com direito a gol de medalhão


A França merecia um destaque só pelo fato de ser o time da casa. Mas, quando se olha para o banco de reservas e se vê Thierry Henry como técnico da equipe, há ainda mais destaque. Jogando no estádio Velódrome, os franceses bateram os Estados Unidos por 3 x 0 graças a gols no 2º tempo. O primeiro foi de Alexandre Lacazette, do Lyon, um dos jogadores com mais de 23 anos a atuar neste time. Olise e Badé completaram o placar. A França busca conquistar sua segunda medalha de ouro (a primeira foi em 1984).


Japão goleia Paraguai de Gatito Fernández e Balbuena


Jogando em Bordeaux, o Japão aplicou a maior goleada da 1ª rodada: fez 5 a 0 no Paraguai que, em seu elenco, tem como goleiro titular Gatito Fernánfez (ídolo do Botafogo e até hoje no clube carioca) e o zagueiro Balbuena (ex-Corinthians). É verdade que a vida dos paraguaios ficou muito difícil com a precoce expulsão de Wilder Viera, mas nada que justifique o placar construído com folga pelos japoneses. Mito e Fujio, ambos com dois gols, foram os maiores destaques. Yamamoto marcou o outro gol do Japão, que jamais ganhou uma medalha de ouro no futebol masculino em Olimpíadas. Será em 2024?


Outros resultados do dia (a 2ª rodada será realizada no próximo sábado, dia 27):


Guiné 1 x 2 Nova Zelândia (grupo da França)


Iraque 2 x 1 Ucrânia (grupo da Argentina)


Egito 0 x 0 República Dominicana (grupo da Espanha)


Mali 1 x 1 Israel (grupo do Japão)



ree

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page