top of page

Série C: confira curiosidades dos quatro times que vão à Série B 2025

Athletic-MG, Ferroviária-SP, Remo-PA e Volta Redonda-RJ celebram a ida para a Série B do Campeonato Brasileiro 2025. Após o final do octagonal final da terceira divisão, que dividiu os oito melhores times da primeira fase em dois grupos de quatro, são estas as equipes que integrarão à segunda divisão da próxima temporada, que está cada vez mais perto de definir todos os seus vinte participantes. A final da "terceirona" deste ano será entre o Volta Redonda-RJ e o Athletic-MG, que finalizaram os seus grupos na 1ª colocação.


Três anos depois, Remo-PA volta para a Série B embalado por experientes e torcida fanática


O Remo quebrou o menor jejum de jogar a Série B entre as equipes que conquistaram o acesso. A equipe paraense, que divide o mando dos seus jogos nos estádios Baenão e Mangueirão, conquistou o acesso após vitória suada sobre o São Bernardo-SP, por 1 x 0, em 29/09. E o gol foi marcado por um atleta conhecido do futebol brasileiro: o atacante Ytalo, que já defendeu clubes como São Paulo e Bragantino.


Além de Ytalo, destaque para a presença do também atacante Kelvin no elenco. Com passagens por clubes como Porto-POR, Palmeiras, São Paulo, Vasco, Fluminense e Botafogo, ele foi titular durante a campanha e uma das principais vozes de experiência do elenco treinado por Rodrigo Santana, ex-Atlético-MG. O goleiro Marcelo Rangel (ex-Goiás) e o jovem lateral Diogo Batista (ex-Coritiba) também se destacaram no torneio.


Volta Redonda espanta antigo "fantasma" e quebrará jejum de 26 anos


O que você fazia em 1998? Muitos, talvez, nem eram nascidos quando o Volta Redonda-RJ jogou a Série B pela última vez. Desde então, o clube carioca viveu uma grande gangorra no futebol carioca (onde até foi vice-campeão em 2005) e nacional. Sempre se destacando por bons resultados, o Volta Redonda bateu na trave nas últimas Série C que jogou. Normalmente figurinha carimbada na última fase, não conseguia subir por muito pouco.


No sábado, dia 28/09, o Voltaço fez um jogo dramático com o Botafogo-PB, de Henrique Dourado (ex-Palmeiras e Fluminense) e conquistou uma vitória por 2 x 1 no estádio Raulino de Oliveira. Keliton, aos 44 minutos do 2º tempo, foi o autor do gol da histórica vitória da equipe treinada por Rogério Corrêa e que tem, em seu elenco, nomes conhecidos como os de Wellington Silva (ex-Flamengo, Fluminense e Internacional) e Marcos Júnior (ex-Vasco).


Ferroviária vence jogaço em um grupo muito equilibrado e jogará a Série B após 30 anos


Se o jejum do Volta Redonda era longo, o que dizer então do da Ferroviária-SP? A simpática equipe de Araraquara foi à última rodada do grupo temerosa após uma sequência ruim de resultados na reta final. Os tropeços permitiram que Ypiranga-RS e Londrina-PR chegassem a ter chances reais de vaga para a Série B até os últimos instantes. Contra os gaúchos, em casa, a equipe de Júnior Rocha levou um susto, mas venceu por 4 x 2 e subiu.


Curiosamente, esta equipe pode jogar a Série B 2025 como um time de segunda divisão estadual. Isso porque, em 2023, a Ferroviária, que teve John Kennedy (do Fluminense) em seu elenco, caiu para a segunda divisão, não conseguiu subir em 2024 e tentará novamente no início do ano. Na equipe, destaque para a presença do goleiro Saulo, um dos atletas mais experientes do elenco e que acumula passagem pelo Santos.


Athletic faz história, consagra crescimento e vai do amadorismo à Série B em seis anos


Até 2017, chegar em São João del Rey-MG e falar do Athletic era motivo apenas de nostalgia. Isso porque a equipe estava desativada e longe das competições profissionais até 2018 quando decidiu voltar à ativa. Após deixar a terceira divisão estadual e passar rapidamente pela segunda, chegou à elite em 2021 e se estabilizou. Chegou até a contratar Loco Abreu e Ricardo Oliveira, agora já aposentados, para ganhar visibilidade no Brasil.


O projeto ficou sério, a equipe chegou às competições nacionais e, em 2024, virou time de Série C. A campanha foi muito sólida desde o início e sobreviveu a saída do atacante Jônatas, ex-Corinthians, que era um dos destaques do time e artilheiro da competição. Treinado pelo ex-atacante Roger (que já jogou em times como Botafogo, Ponte Preta e Corinthians), o time foi bem e jogará a Série B pela primeira vez na história em 2025.






Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page