top of page

Santos volta à Série A: confira números do time em 2024

O Santos está de volta à Série A do Campeonato Brasileiro. A vitória sobre o Coritiba por 2 x 0, no Couto Pereira, recolocou o clube na elite do futebol brasileiro após uma temporada difícil, possível após um 2023 vexatório. O Santos jamais havia disputado a Série B e, agora, se preocupa apenas em tentar confirmar o título da competição nacional. E ele pode vir no domingo (17), em caso de vitória sobre o CRB, na Vila Belmiro. O último jogo no torneio será contra o Sport, em Recife.


E a vaga à elite é o fim de uma longa e penosa saga. O Peixe iniciou o ano quase que sem recursos financeiros, que sofreram um baque com o rebaixamento. Do time que caiu em 2023, pouquíssimos atletas foram mantidos e muitos outros contratados, com vínculos, em sua maioria, válidos até o final da Série B. Sem Copa do Brasil e qualquer torneio internacional, houve a necessidade de se focar em bons desempenhos no Paulistão e na Segundona.


Até aqui, o time disputou 52 jogos em 2024, com trinta vitórias, dez empates e apenas doze derrotas. São 78 gols marcados e 42 gols sofridos, um aproveitamento de 64%.


No Paulistão, o Santos fez uma campanha histórica, devido as dificuldades em que estava inserido. Após campanhas muito ruins no torneio com, inclusive, ameaças de rebaixamento, o Peixe chegou à Final do torneio e, no detalhe, foi vice-campeão para o Palmeiras (após vitória por 1 x 0 na Vila Belmiro, perdeu a taça com derrota no Allianz por 2 x 0). O resultado, ainda sim, celebrado e reconhecido dentro do clube, garantiu o Peixe na Copa do Brasil de 2025 e deixou boas expectativas para a Série B.


No torneio nacional, a campanha foi estável durante boa parte do tempo. O Santos não necessariamente convencia, mas ainda flertava e conquistava mais vitórias do que tropeçava. Alguns resultados negativos, porém, logo no início da Série B, geraram pressões em cima do técnico Fábio Carille e do presidente Marcelo Teixeira. Ainda sim, quando a instabilidade apareceu, foi bem contornada. O Santos esteve no G-4 em praticamente todas as rodadas, salvo raríssimas exceções.


E, a construção da campanha passa pelos pés de jogadores importantes como Otero, William Bigode, Guilherme e Wendel Silva. Todos foram contratados neste ano e, ao se juntar a pouquíssimos remanescentes da campanha do rebaixamento de 2023, colocaram o Peixe na elite com todos os méritos. O foco, agora, é a taça e a manutenção de um Santos forte para 2024. Neymar vem aí?




Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page