Palmeiras cai nas oitavas da Libertadores após sete anos
- Lucca Marreiros
- 22 de ago. de 2024
- 2 min de leitura
O Palmeiras está eliminado da Copa Libertadores da América de 2024. Na noite da última quarta-feira (21), o Verdão empatou com o Botafogo no Allianz Parque pelo placar de 2 x 2 e, por ter perdido o primeiro jogo por 2 x 1, deixou o torneio internacional nas oitavas-de-final. A campanha é aquém do esperado e a queda repete a precocidade da de 2017, quando o time treinado por Eduardo Baptista deixou a competição nesta mesma fase para o Barcelona-EQU, semifinalista daquela edição. Desde aquela queda, o Verdão esteve, no mínimo, nas quartas-de-final entre 2018 e 2023.
Em 2017, o Palmeiras focava em fazer uma campanha melhor do que a de 2016, ano que marcou o retorno do clube à Libertadores da América após dois anos de ausência. Em 2016, o time de Cuca caiu na fase de grupos, em uma das piores campanhas do Verdão na história do torneio. No ano seguinte, o Verdão entrou no torneio como campeão brasileiro, passou com sufoco pela primeira fase e sucumbiu ao bom time do Barcelona-EQU. Derrotado na ida por 1 x 0, reverteu o placar na volta, graças a belo gol de Moisés. Porém, nos pênaltis, um erro de Egídio pôs fim ao sonho de um título que não vinha desde 1999.
Porém, o Verdão se recuperou da queda precoce e fez campanhas bem melhores nos anos seguintes. Em 2018, caiu nas semifinais para o Boca Juniors antes de ser campeão brasileiro. Em 2019, queda nas quartas-de-final, desta vez para o Grêmio. Porém, em 2020, veio a tão esperada taça, graças a uma campanha que contou com os trabalhos de Luxemburgo e Abel Ferreira, finalizada com uma vitória sobre o Santos, no Maracanã, por 1 x 0. Em 2021, um novo título, desta vez sobre o Flamengo, por 2 x 1, no Uruguai. Porém, desde a taça conquistada no país vizinho, são três anos de jejum no torneio.
Em 2022, queda para o Athletico nas semifinais. Em 2023, também nas semifinais, eliminação doída para o Boca Juniors, o mesmo carrasco de 2018, mas desta vez nos pênaltis. Ainda sim, o Verdão, embalado pelas conquistas de 2020 e 2021 e, unida a de 1999, é o time brasileiro que mais vezes foi campeão da Libertadores, ao lado de São Paulo, Santos, Grêmio e Flamengo, que também tem três taças.

Comentarios