Martin Braithwaite no Grêmio: confira números do atacante
- Lucca Marreiros
- 23 de jul. de 2024
- 2 min de leitura
O Grêmio anunciou um acordo para contratar o atacante dinamarquês Martin Braithwaite, ex-Barcelona. O clube não informou a validade do contrato com o jogador de 33 anos, mas comunicou que ele estará em Porto Alegre nesta semana para realizar os exames médicos, assinar o contrato e se tornar o principal reforço do clube em 2024. Braithwaite chega para reforçar um setor carente de opções do Grêmio. Com Diego Costa e André Henrique lesionados e JP Galvão de saída, há a chance do jogador ser o titular do time nos próximos jogos, especialmente na Libertadores.
Martin Braithwaite começou sua carreira como atleta profissional na temporada 2009/10 quando defendia o Esbjerg, da Dinamarca. Em 97 jogos, marcou 19 gols e chamou a atenção do Toulouse, da França, que o contratou em 2013. Jogando por este clube, o novo jogador do Grêmio teve uma passagem até de mais destaque do que atuando em seu país natal. Em 149 jogos realizados em quatro temporadas, marcou 40 gols e foi comprado pelo Middlesbrough, da Inglaterra. Porém, sem muito destaque, foi emprestado ao Bordeaux, da França e ao Leganés, da Espanha. Este último o comprou, em 2019.
E foi justamente no Leganés que conseguiu o destaque que o levaria para o Barcelona, o auge da carreira. No clube catalão, chegou com a missão árdua de ser uma opção no ataque que tinha perdido Luís Suárez que, curiosamente, também jogou no Grêmio. Porém, a passagem ficou abaixo do esperado. Até 2022, defendeu o clube em 57 oportunidades e marcou apenas 10 gols. Sem espaço, rumou para o rival municipal, o Espanyol. Lá, reencontrou o faro artilheiro e ajudou a equipe catalã a deixar a segunda divisão espanhola. Entre 2022 e 2024, marcou 32 gols em 78 jogos. Melhor média da carreira (0,4 gol por jogo).
Martin Braithwaite é o primeiro jogador nascido na Dinamarca a defender o Grêmio. O clube gaúcho, aliás, movimentou o mercado nos últimos dias. Além dele, chegaram o meia Monsalve e os atacantes Aravena e Arezo. Dentro de campo, o Tricolor joga na quinta-feira (25) contra o Corinthians, em São Paulo. O jogo é um confronto direto na luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro.

Commentaires