Líder em alta, lanterna em crise e fim de jejum; os destaques do Brasileirão
- Lucca Marreiros
- 30 de jun. de 2024
- 4 min de leitura
A 13ª rodada do Campeonato Brasileiro está muito próxima do seu encerramento. Após nove jogos entre o sábado e o domingo, ela será finalizada nesta segunda-feira (1), no clássico paulista entre Palmeiras x Corinthians. Porém, o final de semana foi marcado por polêmicas, resultados surpreendentes, fim de jejum e a manutenção de algumas tendências na competição até aqui.
Líder embalado em meio a possível saída de Gabigol
O Flamengo segue muito embalado no Brasileirão. Na noite deste domingo (30), o rubro-negro carioca venceu o Cruzeiro no Maracanã por 2 x 1 e abriu vantagem para Palmeiras, Botafogo e Bahia, que também lutam pela liderança do torneio. Pedro e Fabrício Bruno garantiram a vitória do time comandado pelo técnico Tite, enquanto que Matheus Pereira anotou o gol da Raposa que, ainda sim, faz belo Brasileirão até aqui. Porém, a derrota no Rio de Janeiro tirou o time de Fernando Seabra do G-6.
A vitória foi importante demais para o Flamengo que, além de se manter no topo da tabela, ainda abafa a nova polêmica em que se envolve o atacante Gabigol. Na última sexta-feira (28), o empresário do jogador admitiu que busca um novo clube para o ídolo rubro-negro, que perdeu espaço no elenco e tem se envolvido com muitos problemas extra-campo em 2024. Ele foi cortado da lista de relacionados para o jogo com o Cruzeiro e não tem volta garantida contra o Atlético-MG, na próxima quarta-feira (3), em Belo Horizonte.
Tricolores Paulista e do Pici vencem em casa e mantém vivo o sonho de Libertadores
O domingo foi bom para os torcedores do São Paulo e do Fortaleza. Jogando em casa, os times fizeram seu papel e bateram adversários que lutam por objetivos diferentes no Brasileirão. O Tricolor Paulista, comandado por Luís Zubeldia, reforçou a volta ao bom momento e bateu o bom time do Bahia, de Rogério Ceni, por 3 x 1. Calleri, Luciano e Ferreira marcaram os gols da equope paulista. Gilberto descontou para o Esquadrão que, além de perder, ainda lamentou a vitória e disparada do Flamengo na liderança.
Na Arena Castelão, o Fortaleza confirmou o favoritismo e venceu o Juventude, uma das boas surpresas do Brasileirão, por 2 x 1. Yago Pikachu e Lucero marcaram os gols que levam o time cearense para a 8ª colocação, com 20 pontos. A entrada no G-6 pode ocorrer para a equipe comandada pelo técnico Juan Pablo Vojvoda já na próxima rodada. Ewerthon descontou para a equipe jaconera, que é a 12ª colocada e ainda está longe da zona de rebaixamento para a Série B.
Empate em 1 x 1 aparece quatro vezes na rodada
O empate em 1 x 1 foi o resultado que mais se repetiu na 13ª rodada do Brasileirão. Como se já não bastasse o clássico entre Vasco e Botafogo e o duelo entre Cuiabá e Bragantino, estes no sábado, terminarem com esta igualdade, no domingo, o resultado apareceu outras duas vezes. Pela manhã, o Atlético-MG, com apenas seis jogadores no banco de reservas, empatou com o Atlético-GO na Arena MRV. Após Luiz Fernando abrir o placar para o Dragão, ainda na ZR, Paulinho empatou para o time da casa, que segue em 11º.
No início da noite, Criciúma e Internacional fecharam a série com este placar na rodada. No Heriberto Hülse, o Colorado até dominou o 1º tempo e foi para o intervalo vencendo por 1 x 0, graças um gol de Bruno Henrique. Porém, no 2º tempo, o Tigre, comandado pelo técnico Cláudio Tencati, cresceu no jogo e empatou com Claudinho. O resultado, porém, não agradou nenhum dos dois times. Se o Inter não se aproximou do G-6, o Criciúma não se afastou da zona de rebaixamento.
Fim de jejuns em Caxias do Sul e Salvador
O entalado grito de celebração de vitórias foi finalmente solto por torcedores do Grêmio e do Athletico neste domingo (30). E o alívio vem em frentes diferentes. Primeiro, o Tricolor Gaúcho, que não vencia a incríveis sete rodadas no Brasileirão, recebeu o Fluminense em Caxias do Sul. O jogo era especial para os gremistas que voltavam a ver o time atuar no estado depois da tragédia climática que assolou o Rio Grande do Sul. E não houve decepção: vitória do Grêmio por 1 x 0, com gol de Gustavo Nunes, no 2º tempo.
Mais tarde, em Salvador, foi a vez do Athletico voltar a vencer. Jogando contra um Vitória em ascensão, o Furacão conseguiu uma suada vitória por 1 x 0, graças a um gol de Julimar, aos 35 minutos do 2º tempo. O time paranaense, que subiu para a 5ª colocação, ainda espera definir a contratação de um novo treinador nos próximos dias. Cuca pediu demissão há uma semana e, desde então, o auxiliar Juca Antonello comanda o time. Fernando Diniz, ex-Fluminense, é o principal desejo do Athletico no momento.
Crise sem fim em lanterna isolado
O Fluminense segue sua triste rotina de derrotas no Campeonato Brasileiro. O atual campeão da Libertadores segue fazendo uma péssima competição, que vão desde as atuações até os resultados. O resultado negativo diante do Grêmio por 1 x 0 igualou a pior sequência de derrotas do time em um Brasileirão, desde o início da disputa dos pontos corridos: seis. A outra havia sido em 2003, ano em que o Tricolor não foi rebaixado.
Na lanterna do Brasileirão com seis pontos (apenas uma vitória e nove derrotas em 13 jogos), o Fluminense tem altíssimas chances de jogar a Série B em 2025. A diretoria busca uma alternativa para estancar a crise e mira a contratação de um novo treinador. Mano Menezes e Odair Hellmann estão na mira do clube e, um deles, tem a chance de comandar o time na partida contra o Internacional, no Maracanã, na próxima quinta-feira.

Yorumlar