top of page

James Rodríguez negocia saída do São Paulo; por que aposta não deu certo?

James Rodríguez não deve mais vestir a camisa do São Paulo. O clube negocia com o jogador o fim do vínculo que era válido até o final desta temporada. No Tricolor, nem a excelente Copa América que fez com a Colômbia (sendo eleito o melhor jogador do torneio) pesaram favoravelmente a favor do colombiano, que não treinou nesta segunda-feira com o clube. Nutrindo o sonho de voltar ao futebol europeu, o destino de James parece ser distante do Brasil. Mas quais os motivos levaram o jogador a não ir bem no São Paulo?


James chegou ao São Paulo em um momento de êxtase puro para o clube em 2023. Sua chegada animou e empolgou a torcida que, naquele momento, via um bom caminho sendo trilhado pela equipe que, na época, tinha Dorival Júnior como o treinador. O retorno do ídolo Lucas Moura então seria a cereja do bolo. Mas, diferente do brasileiro declaradamente torcedor do Tricolor, o colombiano não engrenou. Enquanto o eventual companheiro ou rival pela posição enfileirava gols e virava peça-chave do time, James tinha dificuldades de atuar.


Visto como um potencial atleta de grupo, James queria mais. Queria ser titular e ter minutagem. Mas no campo não correspondia as expectativas. Atuar nas equipes reservas ou mistas do Brasileirão e perder o pênalti contra a LDU nas quartas-de-final da Copa Sul-Americana do ano passado, o que eliminou o Tricolor do torneio, deixou o colombiano em maus lençóis. A esperança depositada residia em sua qualidade técnica inegável mas, que não apareceu no clube em nenhum momento.


Insatisfeito, a relação que era de amor logo azedou. James perdeu espaço e não conseguiu vaga no meio consolidado do São Paulo. O técnico Dorival Júnior manifestava que manteria a base que dava certo. O título da Copa do Brasil veio em final dura contra o Flamengo de Sampaoli e, nem assim, James ficou satisfeito. Não ter entrado em campo na decisão frustrou o jogador, o que deu ar a um certo espírito mais individualista do que coletivo. Na Supercopa, contra o Palmeiras, não quis ir à Belo Horizonte. Assinara ali sua saída.


Até houve um retorno, poucos momentos de brilho... e só. James queria jogar no Brasil, vestiu a camisa de um grande clube... mas não conseguiu render. Se tornou peça fora do baralho, criticado e até mesmo um problema para o clube. Luís Zubeldía, treinador do clube, afirmou em entrevista após o empate com o Juventude, que o assunto do colombiano era "institucional". Ou seja: a bola estava com a diretoria. James Rodríguez fecha um ciclo marcado por decepções. Até a saída é pela porta dos fundos e sem protagonismo.


Seu sonho de voltar a Europa pode até ser concretizado mas, mal desde que deixou o Bayern de Munique e sem aproveitar a chance de ouro que teve no Brasil, não parece pronto para voltar a atuar nos grandes clubes do continente. O vice-campeonato com a Colômbia, onde foi líder e coletivo, pode até ajudar... mas James, primeiro, precisa se ajudar.




Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page