Grêmio volta à Arena: confira números fora do estádio
- Lucca Marreiros
- 31 de ago. de 2024
- 2 min de leitura
O Grêmio enfim está de volta à sua casa. Neste domingo (1º), às 11h, o Tricolor Gaúcho recebe o Atlético-MG na Arena do Grêmio, em partida válida pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. A bola rola às 11h em um jogo que promete ter um clima de festa e emoção pelo retorno após pouco mais de quatro meses. O estádio foi muito afetado pelas fortes enchentes que assolaram Porto Alegre e o estado do Rio Grande do Sul entre abril e maio. A casa do Tricolor ficou irreconhecível, com o gramado completamente alagado e sujo, e demais setores invadidos pela água, que destruiu alguns objetos e obrigou mudanças.
Durante o período longe de seu estádio, o Grêmio viajou o Brasil e teve algumas novas "casas". A mais utilizada foi o Couto Pereira, estádio do Coritiba, na capital paranaense. (seis partidas). No local, o Tricolor fez jogos de Libertadores e do Brasileirão, mas também sofreu uma dura eliminação na Copa do Brasil. Outros locais espalhados pelo Brasil, como os estádios Centenário e Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul-RS, e o Kleber Andrade, em Cariacica-ES também chegaram a ser utilizados pelo clube. Porém, mesmo que a presença de público tenha sido muito boa, o reencontro com a Arena era desejo expresso dos atletas e do técnico Renato Gaúcho.
Longe da Arena, casa do Grêmio desde a inauguração em 2013, foram catorze partidas disputadas sob a condição de mandante. Foram seis vitórias, três empates e cinco derrotas sendo que, dentre estas, há partidas pelos três campeonatos disputados pelo Grêmio: Brasileirão, Libertadores e Copa do Brasil (os gaúchos já foram eliminados das duas últimas). Foram 17 gols marcados e 14 sofridos. A maior vítima (em termos de gols sofridos), foi o The Strongest-BOL, após uma derrota por 4 x 0, no Couto Pereira, pela Libertadores.
Porém, nenhum time foi derrotado duas vezes pelo Grêmio sob estas condições de atuar fora da Arena, a não ser o Fluminense. O clube carioca perdeu no Centenário (pelo Brasileirão) e no Couto Pereira (pela Libertadores). Porém, no torneio internacional, reverteu a desvantagem e se classificou no Maracanã. Por fim, destaques para as vitórias por 2 x 0, conquistadas por Bragantino, Cruzeiro e Bahia (todas pelo Brasileirão). Foram as maiores vantagens conseguidas por rivais nestes jogos do Grêmio longe de Porto Alegre.
Confira a relação completa de jogos:
Grêmio 4 x 0 The Strongest-BOL (Couto Pereira, Libertadores)
Grêmio 0 x 2 Bragantino (Couto Pereira, Brasileirão Série A)
Grêmio 1 x 1 Estudiantes-ARG (Couto Pereira, Libertadores)
Grêmio 1 x 2 Botafogo (Kléber Andrade, Brasileirão Série A)
Grêmio 0 x 1 Internacional (Couto Pereira, Brasileirão Série A)
Grêmio 1 x 0 Fluminense (Centenário, Brasileirão Série A)
Grêmio 2 x 2 Palmeiras (Centenário, Brasileirão Série A)
Grêmio 0 x 2 Cruzeiro (Centenário, Brasileirão Série A)
Grêmio 3 x 1 Operário-PR (Centenário, Copa do Brasil)
Grêmio 2 x 0 Vitória (Centenário, Brasileirão Série A)
Grêmio 1 x 0 Vasco (Arena Condá, Brasileirão Séria A)
Grêmio 0 x 0 Corinthians (Couto Pereira, Copa do Brasil)
Grêmio 2 x 1 Fluminense (Couto Pereira, Libertadores)
Grêmio 0 x 2 Bahia (Alfredo Jaconi, Brasileirão Série A)

Comments