Futebol Total: a paixão de milhões em um só lugar
- Lucca Marreiros
- 31 de mai. de 2024
- 2 min de leitura
O Futebol é uma das maiores paixões populares da história do Brasil. Ainda no início do século XX, quando os primeiros clubes, ainda que no caráter do amadorismo, eram fundados e traçavam os rumos de suas histórias, a relação afetiva entre estes dois lados começava a prosperar. Incitados pela curiosidade em ver vinte e dois homens correndo em campos de grama ou até mesmo terra batida e finalizando uma bola pesada contra goleiros sem luvas abaixo de traves de madeira, o povo lotava as arquibancadas (quando existentes) nos centros esportivos cada vez mais crescentes.
Muitos anos se passaram. O Brasil, contagiado por esta nova fissura popular, passou por guerras, gripes endêmicas, regimes ditatoriais e demais revoluções sociais. E o futebol sempre esteve ali, como um elemento atuante de uma sociedade cada vez mais alterada e renovada. O esporte virou negócio, foi profissionalizado com o advento de federações e confederações, investiu em estrutura física e material, e, finalmente, deixou de ser apenas lazer. Passou a ser competição, caso sério, reunião de diferentes tipos, gêneros, raças e credos. Tudo em prol de vitórias, títulos e festa.
Alguns dizem que futebol é algo similar à política: paixões e desejos não se discutem. Outros afirmam que é como uma relação amorosa, em que apenas um lado do "casal" ama. Por fim, não são raros os que o relacionam à religião, com frases que nos remetem aos poderes espirituais: somente o que fazemos justifica o que sentimos. Defina o futebol da maneira que preferir, se relacione com ele da maneira que lhe for mais conveniente. O que não se pode esconder é a totalidade que ele possui nas nossas vidas. O tanto que ele abrange e o quanto ele nos muda.
Este projeto une as paixões variadas deste esporte que tanto amamos. Aqui, há informação e opinião sobre o futebol nacional e internacional. Um espaço para refletir, dialogar, se informar e se apaixonar mais pelo futebol que, aqui, é Total!
Comments