Brasileirão: Jogaços e líder isolado são destaques na 17ª rodada
- Lucca Marreiros
- 18 de jul. de 2024
- 3 min de leitura
A 17ª rodada do Brasileirão ainda não está totalmente encerrada (duas partidas foram adiadas), mas deixará boas lembranças pelo caminho. Nas oito partidas que movimentaram o torneio, que está muito próximo do final do 1º turno, sobraram bons jogos e novas configurações na tabela da competição. Na última quarta-feira (17), quatro partidas deram ingredientes ainda mais especiais ao Campeonato Brasileiro que já definiu pelo que cada um dos vinte participantes brigará até dezembro.
Em jogaço no Nilton Santos, Botafogo vence o Palmeiras e é líder isolado
Botafogo e Palmeiras está virando uma das grandes rivalidades nacionais. Seja pelo histórico 4 x 3 aplicado pelo Verdão no ano passado ou pela tensão política que há entre os dois clubes, fato é que o encontro entre os times no estádio Nilton Santos era muito esperado. E a expectativa do público foi atendida, especialmente pelo jogaço feito. No fim, melhor para os cariocas que, com um gol de Tiquinho Soares, venceram o rival por 1 x 0, chegaram aos 36 pontos e assumiram a liderança isolada do Brasileirão.
A partida foi marcada pela velocidade, verticalidade e tentativas de marcar gols. Os goleiros Jhon e Weverton trabalharam muito durante toda a partida. Mas, se o Palmeiras é o atual bicampeão do Campeonato Brasileiro, o Botafogo quer logo conquistar a tão sonhada taça. E, mais uma vez, o talento de atletas como Luiz Henrique, Júnior Santos e o reencontro com as redes do atacante Tiquinho, criticado pelo pênalti perdido contra o mesmo Palmeiras em 2023, dá ao time de Arthur Jorge o desejo de sonhar com o título.
Fortaleza derruba Vitória na Arena Castelão e cola no G-6
O Fortaleza segue em boa fase no Brasileirão. O time de Vojvoda se reencontrou no torneio rodadas depois de perder para o Vasco, fora de casa, por 2 x 0. Atuando na Arena Castelão, o Leão do Pici venceu o Vitória por 3 x 1, deixou o rival na beira da zona de rebaixamento e busca entrar no G-6 até o final do 1º turno. Breno Lopes, Pocchetino e Tinga marcaram os gols da equipe cearense. Zé Hugo, já nos acréscimos, descontou para a equipe comandada por Thiago Carpini.
Foi a terceira vitória seguida do Fortaleza no Brasileirão. Antes de bater o Vitória, o "Laion" venceu o Fluminense, em casa, por 1 x 0 e, no Maracanã, derrubou o até então líder Flamengo da ponta, ao ganhar a partida por 2 x 1. O Vitória, por sua vez, segue em fase irregular e terá um duelo direto na luta contra o rebaixamento na próxima rodada. Contra o Grêmio, no Rio Grande do Sul, apenas a vitória interessa para a equipe baiana que, depois de uma reação, pode voltar ao grupo dos quatro últimos colocados.
Por falar em rebaixamento... Grêmio e Atlético-GO seguem se complicando
O Grêmio até deu trabalho no Morumbis, mas perdeu para o São Paulo e amargou a décima derrota no torneio nacional. O gol de Lucas manteve o Tricolor Paulista no G-4 do Brasileirão e, porque não, na luta pelo título. O Grêmio vive péssimo momento na temporada, ainda que tenha se classificado na Copa do Brasil no último domingo (nas oitavas, o rival será o Corinthians). A chegada de reforços deve dar um fôlego à equipe do pressionado técnico Renato Gaúcho.
O Atlético-GO, por sua vez, segue sem conseguir vencer no Antônio Accioly. Em partida contra o Vasco, o Dragão não suportou o bom momento do time carioca que, com um gol de David logo no início do 2º tempo, embalou a quarta vitória seguida na Série A. A partida era vista pelo time goiano como uma chance de abrir uma distância ainda maior para o lanterna Fluminense, que não jogou na rodada (a partida contra o Athletico será remarcada porque o Furacão joga na Sul-Americana).

Comments