top of page

Opinião: Gabigol está pronto para defender outro clube no Brasil?

Gabigol vive um momento turbulento na carreira. Envolvido em polêmicas extra-campo, o ídolo do Flamengo foi afastado pelo clube carioca às vésperas do jogo contra o Cruzeiro, pelo Brasileirão e tem futuro incerto. Sem acordo para renovar o contrato, ele pode, inclusive, assinar um pré-contrato com qualquer outra agremiação a partir do meio deste ano. E, neste caso, não faltam interessados em contar com o atleta.


Apenas no Brasil, times como Palmeiras, Corinthians, Santos, Cruzeiro e Grêmio já manifestaram algum tipo de interesse em ter Gabigol em seu elenco na sequência da temporada de 2024 ou a partir de janeiro de 2025. Destes, é o Verdão que se mostra mais disposto a aguardar a definição contratual dele com o Flamengo. Após a vitória por 2 x 0 sobre o Corinthians, o técnico Abel Ferreira, ao ser questionado sobre o atleta, despistou.


A questão que fica é saber se Gabigol, tão acostumado a uma idolatria construída no Flamengo através de gols decisivos e títulos incontestáveis, estaria pronto para assumir um novo papel e recomeçar toda uma história em um novo time, ainda mais no Brasil. Neste momento, a verdade é que o jogador é uma grande incógnita. Ninguém dúvida de seu talento, mas sim do seu dia a dia e da maneira como lida com os desafios.


É fato que, ano após ano, Gabigol subiu em um grande pedestal no Flamengo. Porém, se subir até o mais alto degrau é difícil, mais desafiador ainda é se manter por lá. E ele não se manteve. Desde o ano passado, amarga momentos ruins, polêmicas e uma perda de protagonismo junto ao elenco e a torcida. A fase artilheira de Pedro, por exemplo, também contribui para que o ídolo tenha uma minutagem cada vez mais diminuta.


A permanência de Gabigol no Flamengo, hoje, parece ser improvável. A negociação pela renovação de contrato, estagnada a mais de um ano, dá a sensação de que não há mais o interesse genuíno em uma permanência (e isso vem de ambas as partes). Declarações públicas do empresário Júnior Pedroso, uma foto vazada com a camisa do Corinthians e rixas com alguns dos diretores, como o presidente Rodolfo Landim, o afastam da Gávea.


Uma saída hoje seria para o Brasil. Gabigol, neste momento, não tem bom trânsito no mercado europeu. A questão é: tão ligado emocionalmente ao Flamengo, ele teria condições de atuar em um clube de alto nível e com imensa pressão? Isso acaba apenas a ele dizer e fazer. Fato é que, neste instante da carreira, há uma grande necessidade de reconstrução por parte de Gabigol: e isso vai desde a personalidade, até o dia a dia.


Seja no Palmeiras, no Grêmio, no Santos (que inclusive ofereceu um salário de R$ 2 milhões) ou em qualquer outro time, Gabigol tem que descer do pedestal. Ele sabe que é quase uma "entidade" para muitos e, tudo que faz, vira notícia. Portanto, uma mudança de avaliação e a reaproximação com as boas pautas e notícias tem de partir totalmente dele. O caminho é árduo mas, ainda sim, suportável e possível.



Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page