Olimpíadas: definidas as quartas-de-final no futebol masculino
- Lucca Marreiros
- 31 de jul. de 2024
- 2 min de leitura
Foi finalizada na última terça-feira (30) a fase de grupos do futebol masculino nas Olimpíadas de Paris 2024. Tirando a surpreendente vitória e classificação do Egito, comandado pelo brasileiro Rogério Micale (campão olímpico com o Brasil em 2016) sobre a Espanha, não houve quaisquer novidades na lista dos classificados ao mata-mata. E, após os resultados finais, já é possível realizar projeções. Quem seguirá firme na luta pelas medalhas, em especial a de ouro?
França e Estados Unidos confirmam favoritismo e avançam em grupo sem ameaças
França e Estados Unidos seguem na luta por uma medalha de ouro. E os dois times conseguiram passar pelo grupo A sem muitos problemas. Claro, a Nova Zelândia até foi a última rodada com chance de classificação, mas não foi páreo para os americanos e os donos da casa. A superioridade se confirmou nos jogos derradeiros: a França, treinada por Henry, venceu os neozelandeses por 3 x 0 (gols de Mateta, Doué e Kalimuendo). No mesmo horário, os Estados Unidos bateu a frágil Guiné pelo mesmo placar: 3 x 0, com direito a dois gols de Paredes.
Agora, a França se prepara para um jogaço contra a Argentina nas quartas-de-final. O jogo que coloca frente a frente dois técnicos que foram ídolos do Barcelona enquanto jogadores (Henry e Mascherano) ocorre em Bordeaux, na sexta-feira (2).
Dominante, Argentina conta com gol de jogador do Botafogo e elimina a Ucrânia
A Argentina começou mal as Olimpíadas ao perder um jogo maluco e confuso para Marrocos por 2 x 1. Porém, o time se recuperou e venceu Iraque e, por fim, a Ucrânia. E Almada, novo meia do Botafogo, foi decisivo nas duas partidas, contribuindo com gols. Nesta terça, ele e Echeverri deram a vitória aos "hermanos" por 2 x 0 e a vaga para pegar a França. A Argentina foi a segunda colocada do grupo porque Marrocos aplicou um belo placar sobre o Iraque (3 x 0). Os marroquinos enfrentam os Estados Unidos na sexta-feira (2), no estádio Parc de Princes.
Campeão em 2016, Micale sonha em dar ao Egito medalha histórica
Rogério Micale cravou o seu nome na história do futebol brasileiro ao levar o Brasil a conquistar a primeira medalha de ouro nesta categoria, em 2016, no Rio de Janeiro. É improvável imaginar que ele repetirá a façanha neste ano, com o Egito. Mas a vitória por 2 x 1 sobre a Espanha dá alguns motivos para sonhar. O triunfo, aliás, fez com que os africanos fechassem o grupo C em primeiro e escapassem do Japão no mata-mata. O rival de Micale e companhia será o irregular Paraguai. A partida ocorre na sexta-feira (2), no Velódrome.
Japão x Espanha é promessa de jogaço nas quartas
A Espanha deu azar em perder para o Egito e, para piorar, viu o Japão vencer Israel por 1 x 0. Com isso, dois candidatos a medalha de ouro, se encontram de maneira até precoce nas quartas-de-final. O jogo ocorre na sexta-feira (2), em Lyon. Detalhe: o Japão é, junto com a França, o melhor time do torneio em desempenho e aproveitamento, já que venceu os três melhores jogos da primeira fase.
Jogos e chaveamento
França x Argentina (quem vencer pega o ganhador de Egito x Paraguai)
Espanha x Japão (quem ganhar pega o vencedor de Marrocos x Estados Unidos)

Comments