Olimpíadas: 2ª rodada do futebol masculino equilibra grupos
- Lucca Marreiros
- 28 de jul. de 2024
- 2 min de leitura
Está finalizada a segunda de três rodadas da fase de grupos das partidas do futebol masculino nos Jogos de Paris. Ainda que esta categoria não tenha a participação da Seleção Brasileira, detentora das duas últimas medalhas de ouro (2016 e 2021), não dá para dizer que os jogos não estão bons e disputados. Até aqui, há apenas duas equipes classificadas à próxima fase e apenas uma eliminada. Há um grupo que vai ter, na última e decisiva rodada, as quatro seleções com três pontos e tendo uma enorme chance de classificação e/ou eliminação.
Candidatas ao ouro, Japão e Espanha avançam com duas vitórias
Se a Espanha teve dificuldades e venceu o Uzbequistão na estreia por um apertado 2 x 1, o mesmo não dá pra se dizer do jogo contra a República Dominicana na 2ª rodada. Os gols de Gutiérrez, Baena e López garantiram a vitória mais tranquila por 3 x 1 e a vaga. Medalha de prata nos Jogos de Tóquio em 2021, os espanhóis querem o ouro para coroar um ciclo incrível. O time feminino foi campeão da Copa do Mundo em 2023. A seleção masculina venceu a Liga das Nações em 2023 e a Eurocopa em 2024. Vem mais taça por aí?
O Japão, porém, também nutre o mesmo sonho dos espanhóis: a medalha de ouro. Se a goleada por 5 x 0 sobre o Paraguai deu uma noção de que a vaga viria com certa facilidade, ainda mais em um jogo contra Mali, se enganou. Os africanos jogaram duro e venderam caro a derrota, consumada com um gol de Yamamoto, aos 36 minutos do 2º tempo. 1 x 0 para os japoneses que, classificados, só perdem a primeira posição do grupo em caso de resultados incríveis na última rodada.
França vence e encaminha classificação; Argentina ganha e se recupera
O time da casa, a França, venceu de novo. Jogando contra Guiné, os franceses não tiveram a mesma facilidade da estreia quando bateram os Estados Unidos por 3 x 0, mas fizeram o suficiente para vencer por 1 x 0. Sildillia, aos 29 minutos do 2º tempo, garantiu a liderança à França que, dificilmente, perderá a ponta do grupo para Estados Unidos ou Nova Zelândia. Ainda que não esteja eliminada, é improvável imaginar que Guiné conseguirá a classificação para a próxima fase.
Quem respirou aliviada ao final da primeira fase foi a Argentina. Após a derrota extremamente confusa para Marrocos na estreia, a equipe treinada por Mascherano venceu o Iraque por 3 x 1 e vai à última rodada muito viva na luta pela vaga. Um dos destaques do jogo foi o meia Almada, agora jogador do Botafogo. Ele marcou um dos três gols do time argentino na partida. O Iraque, ainda que derrotado, também está vivo na luta pela classificação já que, na estreia, venceu a Ucrânia por 2 x 1.
Outros resultados:
Nova Zelândia 1 x 4 Estados Unidos (grupo da França)
Ucrânia 2 x 1 Marrocos (grupo da Argentina)
Uzbequistão* 0 x 1 Egito (grupo da Espanha)
Israel 2 x 4 Paraguai (grupo do Japão)
*O Uzbequistão, com duas derrotas, é a única seleção já eliminada

Comments