top of page

Luís Suárez se aposenta da seleção uruguaia; confira estatísticas

Fim de uma era. Luís Suárez se aposentou da Seleção Uruguaia e pôs fim a uma relação de 17 anos com a camisa celeste, bicampeã mundial. A despedida emocionada ocorreu na noite da última sexta-feira (6), no mítico estádio Centenário, em Montevidéu-URU. Abraçado por familiares, companheiros e torcedores, Suárez foi titular no empate em 0 x 0 de sua seleção com o Paraguai, partida válida pela 7ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026, a qual ele não estará presente.


Luís Suárez marcou época no Uruguai. Promessa do futebol do país já nos anos 2000, quando despontou no Nacional-URU, disputou, ao todo, 143 partidas com a seleção. Os 69 gols marcados neste período são divididos através de muitos campeonatos e amistosos. Porém, destes, alguns são especiais e marcaram a história de "Luisito" na seleção. Em 2010, foi peça-chave da equipe semifinalista da Copa do Mundo na África do Sul. Além de gols decisivos, como contra a Coreia do Sul nas oitavas-de-final, foi marcado por salvar com as mãos um gol certo de Gana na prorrogação, nas quartas. No fim, o Uruguai passou.


Em 2011, na Copa América disputada em sua casa, o Uruguai não decepcionou. Foi campeão do torneio com certa folga e Suárez foi o destaque da equipe de Tabárez, junto ao já aposentado Diego Forlán. Com quatro gols, sendo dois na semifinal contra o Peru e um na decisão contra o Paraguai, vencida pelos uruguaios por 3 x 0, Suárez virou de vez ídolo. Além deste torneio sul-americano, participou ainda das edições de 2016, 2019, 2020 e 2024 com a Celeste sem, porém, conquistá-la novamente. Em Copas, além da de 2010, jogou a de 2014, 2018 e 2022. Nesta última, chorou muito pela eliminação precoce.


Já sem Suárez, o Uruguai enfrenta a Venezuela, na próxima terça-feira (10), às 19h. A partida ocorre em solo venezuelano.



ree

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page