Holanda vira sobre a Turquia e vai às semifinais da Eurocopa
- Lucca Marreiros
- 6 de jul. de 2024
- 2 min de leitura
A Holanda é a última seleção classificada para as semifinais da Eurocopa 2024. Com doses de tensão, os holandeses venceram a Turquia por 2 x 1 no estádio Olímpico de Berlim e, agora, desafiam a Inglaterra na luta por uma vaga à grande decisão da competição europeia. Após Akaydin abrir o placar para os turcos, De Vrij e Müldür (contra) viraram o jogo para a equipe laranja. A partida contra os ingleses ocorre na próxima quarta-feira (10), às 16h, em Dortmund.
Apostando especialmente na velocidade e força física de Memphis Depay, no talento de Cody Gakpo e na juventude de Xavi Simons, a Holanda pressionava a Turquia que, bem postada, não dava espaços aos "laranjas". Suportando a pressão inicial, os turcos focaram em igualar o jogo e apostar nos contra-ataques. Em um destes, conseguiram um lance de bola parada ao seu favor que, no fim, terminou em um gol de Akaydin. A vantagem foi assegurada até o fim da 1ª etapa.
No 2º tempo, só deu Holanda. A Turquia abaixou ainda mais as suas linhas e tentava, a todo custo, segurar uma histórica vitória. E objetivo estava sendo atingido até os 25 minutos quando, em belo cruzamento de Memphis e rara falha defensiva dos turcos, De Vrij empatou a partida. Seis minutos depois, a Holanda aproveitou a instabilidade do rival para virar a partida. Aos 29, Gakpo fez cruzamento rasteiro na área, a bola passou por todos os defensores e bateu em Müldür, que fez um decisivo gol contra.
A Holanda volta à semifinal e busca um título que foi conquistado uma única vez, em 1988. A adversária, a Inglaterra, jamais venceu a competição. É, aliás, a atual vice-campeã (perdeu a edição de 2020 para a Itália, em Wembley). Na outra chave, França e Espanha se enfrentam na terça-feira (9), em Munique, para decidir quem será a primeira finalista.

Comments