top of page

Espanha tem herói improvável, vence Inglaterra e ganha a Eurocopa

A Espanha é a grande campeã da Eurocopa 2024! Jogando em Berlim, os espanhóis bateram a Inglaterra por 2 x 1 no tempo normal e conquistou o torneio pela quarta vez em sua história. Os outros títulos vieram em 1964, 2008 e 2012. Nico Williams e Mikel Oyarzabel marcaram os gols do título espanhol, enquanto que Palmer marcou o único gol da Inglaterra na decisão. A conquista premia a bela geração comandada por Luís de la Fuente que, em 2023, já havia sido campeã da Liga das Nações.


O 1º tempo foi marcado pelo equilíbrio em Berlim. Ainda que tivesse mais a bola sob seus domínios, a Espanha tinha dificuldades de criar chances de gol contra a Inglaterra que, escalada com as surpresas Guéhi e Shaw, se defendia bem. Mesmo que também estivessem com dificuldades no setor criativo, os ingleses criaram a melhor chance da primeira etapa, já nos acréscimos. Após lançamento de Rice e desvio de Le Normand, Foden finalizou e viu o goleiro Unai Simón fazer a defesa.


No 2º tempo, o equilíbrio se transformou em um jogaço. Logo no primeiro minuto, Nico Williams abriu o placar para a Espanha em jogada coletiva, finalizada com um chute no canto do goleiro Pickford. Controlando a partida, os espanhóis não davam chances aos ingleses que, mais uma vez, recorreram ao banco de reservas para se manterem vivos na disputa. Em jogada bem trabalhada entre os "bancários", Watkins recebeu e tocou para trás. Palmer acertou no canto de Simón e expodiu o lado inglês em Berlim.


Porém, a beleza do futebol e de achar seus heróis improváveis retornou a uma Eurocopa que premiou, ao longo do mata-mata, inúmeros personagens que cravaram seu nome na história. A Espanha teve Merino nas quartas contra a Alemanha. A Inglaterra teve Watkins nas semis contra a Holanda. Mas, nesse jogo das surpresas, sorriu a sorte espanhola. Aos 41, Cucurella recebeu passe de Olmo e cruzou rasteiro na área. A bola passou pela defesa e chegou em Oyarzabal, atacante da Real Sociedad-ESP. Com um toque, ele fez o gol.


Ali, naquele instante, a Espanha sabia que seria campeã. E a premonição do título veio quando Dani Olmo marcou o último "gol" da noite, ao evitar um empate que parecia certo de Guéhi. A celebração valeu como um título que, no fim, veio. Explosão da Fúria espanhola em Berlim e nova decepção inglesa. Pela primeira vez, um time conquista a Europa em quatro oportunidades seguidas.


ree


Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page