Brasileirão: novo líder e polêmicas; os destaques de quinta-feira (11)
- Lucca Marreiros
- 12 de jul. de 2024
- 3 min de leitura
O Brasileirão conheceu mais alguns dos resultados de sua ainda não finalizada 16ª rodada. Isso ocorre poque as partidas entre Bragantino x Internacional e Cuiabá x Juventude foram adiadas em função do duelo entre os gaúchos na Copa do Brasil. Ainda sim, cinco partidas movimentaram a noite de quinta-feira (11) e renderam alguns resultados surpreendentes, polêmicas e uma forte briga pela liderança, agora, sob novas mãos.
Leão derruba ex-líder no Maracanã
O Flamengo entrou em campo para enfrentar o Fortaleza no Maracanã e saiu de campo na 3ª colocação do Brasileirão. A noite decepcionante ocorreu porque o rubro-negro carioca sucumbiu ao Tricolor do Pici e, derrotado por 2 x 1, viu os rivais Palmeiras e Botafogo o ultrapassarem na rodada. Esta foi a segunda vez consecutiva que o Flamengo não venceu atuando em seu estádio. No último final de semana, um empate em 1 x 1 com o Cuiabá já tinha dado um ar de perda de oportunidade ao time de Tite em abrir vantagem na ponta.
Aos 11 minutos, o Fortaleza abriu o placar graças a um gol contra do lateral-direito Wesley, que renovou há pouco o contrato com o Flamengo. Os cariocas, porém, conseguiram a igualdade ainda no 1º tempo. Em pênalti polêmico, Pedro empatou a partida e deu esperanças para a virada que, no fim, não ocorreu. No 2º tempo, o artilheiro Lucero (que já havia decidido a partida para o Leão contra o Fluminense no fim de semana) garantiu outros três pontos fundamentais para a equipe de Vojvoda, que cola no G-6.
Palmeiras e Botafogo aproveitam derrota do Flamengo e viram líderes (com vantagem do Fogão)
O Palmeiras era um dos grandes favoritos para vencer na rodada. Em partida contra o Atlético-GO no Allianz Parque, bastava um triunfo para se manter firme na luta pelo título. E foi o que aconteceu, ainda que com um pequeno susto. Após Flaco López abrir o placar para o Verdão, Shaylon buscou a igualdade para o Dragão logo em seguida, com um golaço. Porém, no 2º tempo, a qualidade do time paulista prevaleceu e os gols de Raphael Veiga e Alix Vinícius (contra) determinaram a vitória por 3 x 1, em casa.
O Palmeiras seria o líder se o Botafogo não tivesse vencido o Vitória no Barradão. Mas o Fogão, mesmo que com um certo drama em alguns momentos, venceu por 1 x 0 graças a um gol do venezuelano Savarino e assumiu, nos critérios de desempate, a liderança do torneio. As notícias ruins da noite alvinegra em Salvador foram as possíveis lesões de Eduardo (esta muscular, logo após ele perder um pênalti) e Luiz Henrique (que saiu no 1º tempo após sentir um desconforto no tendão).
Jogão em Belo Horizonte é marcado por polêmica com o VAR e "explosão" de Zubeldía
Atlético-MG e São Paulo fizeram um dos melhores jogos da 16ª rodada. A vitória do Galo por 2 x 1, graças a gols de Vargas e Paulinho, porém, ficou em segundo plano perto das reclamações do derrotado São Paulo e do seu técnico, Luís Zubeldía. Na entrevista coletiva após a partida na Arena MRV, o comandante se irritou com algumas perguntas dos jornalistas, se levantou para gesticular de lances supostamente faltosos não marcados pelo árbitro Marcelo de Lima Henrique (PE) e ironizou o profissional.
Zubeldía reclama de uma falta não marcada em cima do atacante Luciano antes do primeiro gol do Atlético-MG e de um toque na mão de Paulinho, que poderia anular o segundo gol do Galo no jogo. A derrota, tratada pelo treinador como uma "injustiça", prejudica o São Paulo na tabela de classificação. Ainda que no G-6, o Tricolor Paulista buscava entrar e ficar, por mais uma rodada, no G-4. O Atlético-MG, por sua vez, estanca a crise e se aproxima do pelotão de frente do Brasileirão.
Lanterna, Fluminense empata nos acréscimos e evita 11ª derrota no Brasileirão
Foi por pouco mas, desta vez, o Fluminense não perdeu no Brasileirão. Jogando em Criciúma, o Tricolor até saiu atrás do time da casa, graças a gol de Matheusinho, mas buscou o empate já nos acréscimos do 2º tempo. E o gol do jovem Kauã Elias, alteração promovida pelo técnico Mano Menezes já na reta final da partida, veio com passe primoroso do lateral-esquerdo Esquerdinha, alternativa aos experientes Marcelo e Diogo Barbosa. Os "moleques de Xerém" deram ao Flu um ponto que pode ser importante na lutra contra a degola. Ainda sim, são apenas oito somados no torneio inteiro.

Comments