Brasil decepciona, perde para o Uruguai nos pênaltis e cai na Copa América
- Lucca Marreiros
- 7 de jul. de 2024
- 2 min de leitura
O Brasil está eliminado da Copa América. Em mais uma apresentação irregular, a seleção produziu muito pouco para tirar o 0 x 0 do marcador contra o Uruguai, onde sequer conseguiu aproveitar a vantagem de, por vinte minutos, jogar com um atleta a mais no 2º tempo do jogo. Nos pênaltis, prevaleceu a eficiência uruguaia e a vitória por 4 x 2, que mantém vivo o time de Marcelo Bielsa na luta pelo título que não vem desde 2011. O Brasil, vice-campeão em 2021 e vencedor do torneio pela última vez em 2019, sai dos Estados Unidos com muitas frustrações e necessidades de mudanças.
O 1º tempo foi muito ruim em Las Vegas. Com um jogo picotado, brigado e até agressivo em alguns momentos, Brasil e Uruguai decepcionaram quem imaginava uma partida disputada na bola e com várias chances de gols. Com dificuldade de sair do campo defensivo, a Seleção Brasileira chegou até a ser envolvida pela Uruguaia em alguns momentos. Darwin Nuñez, ao errar uma cabeçada livre na pequena área, perdeu a melhor chance do time de Marcelo Bielsa. Pelo lado do Brasil, foi de Raphinha a melhor chance. Cara a cara, ele parou em grande defesa de Rochet.
No 2º tempo, a partida seguiu em ritmo lento, sem emoções e tensa. O Brasil, ainda sim, melhorou ao nível de atuação apresentado nos primeiros 45 minutos. Porém, pouco para incomodar o goleiro Rochet. Quando o lateral-direito Nández, do Uruguai, foi expulso por volta dos 30 minutos, a partida virou um ataque contra defesa. O técnico Dorival Júnior colocou em campo atletas como Andreas Pereira, Evanílson e Savinho, enquanto que, no Uruguai, Bielsa colocou defensores e sacou atletas mais ofensivos. No fim, o 0 a 0 foi digno do que foi a partida em Las Vegas, forçando, assim, a disputa por pênaltis.
Nos pênaltis, a ineficiência brasileira e uma contestada escolha na ordem dos batedores prejudicou o Brasil. Éder Militão, zagueiro, e Douglas Luiz, volante, desperdiçaram suas cobranças. Pelo lado brasileiro, apenas Andreas Pereira e Gabriel Martinelli (que, como Douglas, também entraram no 2º tempo), converteram. Já no Uruguai, a precisão foi quase total. Ugarte, Arrascaeta, Valverde e Bentancour acertaram e, nem a defesa de Alisson no pênalti de Giménez serviu para manter vivo o Brasil na Copa América. Vitória uruguaia por 4 x 2 e vaga garantida na semifinal para enfrentar a Colômbia.
A partida entre Uruguai e Colômbia ocorre na quarta-feira (10), às 21h, em Charlotte. No dia anterior (terça, 9), a Argentina busca confirmar o seu favoritismo diante da surpresa Canadá. A bola rola também às 21h, mas em Nova Jersey.




Comentários