Atlético-MG x Flamengo: rivalidade decide Copa do Brasil
- Lucca Marreiros
- 20 de out. de 2024
- 2 min de leitura
Quando se fala em rivalidade interestadual no futebol brasileiro, é muito difícil não pensar em Atlético-MG x Flamengo. Seja pela Final do Brasileirão de 1980, pelo polêmico jogo da Libertadores de 1981, por uma virada histórica em 2014 ou por muita provocação em 2022, fato é que os dois rivais estarão, frente a frente, nos dois primeiros domingos de novembro para definir o título de campeão da Copa do Brasil. Ambos sustentaram vantagens conquistadas na ida e eliminaram Vasco e Corinthians, respectivamente. O campeão entra na fase de grupos da Libertadores de 2025 e, também, na Supercopa do Brasil.
Atlético-MG e Flamengo sempre nutriram grande rivalidade. Com histórias ricas e construídas sob alicerces de vitórias marcantes sobre o outro, apenas um conquistará a cobiçada Copa do Brasil. Nos anos 80, por exemplo, como esquecer da histórica Final do Brasileirão de 1980, quando o time carioca venceu o Galo em um Maracanã lotado. Ou então no mata-mata da Libertadores de 81, em um dos jogos mais polêmicos da história do futebol brasileiro, quando o árbitro José Roberto Wright expulsou muitos atletas do Galo e posicionou o Flamengo na fase seguinte. Foi a primeira Libertadores conquistada pelo time.
Nos anos 2000, mais capítulos importantes. O lema "Eu, acredito", ecoado por vozes nas arquibancadas do Independência e do Mineirão na campanha do Atlético-MG na Libertadores de 2013, a da histórica conquista para o Galo, ganhou contornos também na Copa do Brasil de 2014. O time de Levir Culpi havia eliminado o Corinthians nas quartas-de-final com uma goleada no Mineirão por 4 x 1 após derrota por 2 x 0 na ida. E, nas semis, contra o Flamengo, repetiu o cenário: derrota por 2 x 0 no Maracanã e goleada por 4 x 1 no Mineirão, superando o "classificadaço" que veio do lado de lá. No fim, título sobre o Cruzeiro.
Em 2022, um sorteio definiu um confronto precoce entre dois dos principais candidatos ao título daquela Copa do Brasil já nas oitavas de final. O Galo levou a melhor no Mineirão e venceu por 2 x 1 no jogo de ida. Mas uma frase de Gabigol, de que o Atlético-MG conheceria o inferno no Maracanã, se confirmou. Com dois gols, Arrascaeta comandou a vitória e vaga rubro-negra com um 2 x 0. No fim, título para o rubro-negro que eliminou, em sequência, Athletico e São Paulo antes de bater o Corinthians na Final.
Seja uma taça alvinegra ou rubro-negra, fato é que a Copa do Brasil 2024 reserva, para o seu capítulo final, mais um empate entre os dois rivais.
O Flamengo busca o pentacampeonato (venceu em 1990, 2006, 2013 e 2022). O Atlético-MG, por sua vez, busca o tricampeonato (conquistou a taça em 2014 e 2021).

Comentarios