Vasco volta a uma semifinal de Copa do Brasil; relembre última vez
- Lucca Marreiros
- 12 de set. de 2024
- 2 min de leitura
O Vasco está nas semifinais da Copa do Brasil 2024. Após uma vitória suada sobre o Athletico, nos pênaltis, o cruzmaltino quebrou um jejum que durava treze anos e voltou a esta fase muito aguda da competição. Em 2011, o histórico time treinado por Ricardo Gomes chegou às semis para encarar o Avaí, uma das surpresas daquela Copa do Brasil. E não decepcionou. Um empate no Rio de Janeiro e uma boa vitória na Ressacada, em Florianópolis, levaram a equipe carioca para a grande decisão do torneio.
Curiosamente, para encontrar o Avaí nas semifinais, à época time da Série A do Brasileirão, o Vasco também teve de passar pelo Athletico nas quartas-de-final. E, tal como foi neste ano, a vaga também foi sofrida, após empates em 1 x 1 e 2 x 2 (o Vasco passou por ter marcado mais gols fora de casa, um critério que não existe mais na Copa do Brasil). A equipe de Ricardo Gomes, naquela altura, já repetia a campanha de 2009, quando caiu nas semis para o Corinthians. O destino, porém, seria diferente desta vez.
O jogo da ida, em São Januário, foi difícil para o Vasco. O Avaí jogava pela temporada, já que corria risco de rebaixamento no Brasileirão (e, realmente, caiu). Os catarinenses abriram o placar aos 35 do 2º tempo, com Julinho. Menos mal para o Vasco que, nos acréscimos, em pênalti bem cobrado, Diego Souza empatou. No jogo de volta, uma grande atuação na Ressacada deu uma vitória à equipe carioca por 2 x 0. Diego Souza e Revson (contra) garantiram a inédita vaga ao cruzmaltino na Final da Copa do Brasil.
Na decisão, contra o bom time do Coritiba, vitória no Rio de Janeiro por 1 x 0 (gol de Alecsandro) e derrota no Couto Pereira por 3 x 2. Os gols fora, desta vez de Alecsandro e Éder Luís, deram a taça ao Vasco.

Comments